
A iniciativa do Banco Mundial, Connect4Climate, junta-se à multiplataforma de entretenimento da Sony Pictures Television, Crackle, e à Universidade Federal Fluminense (UFF), de Niterói, Rio de Janeiro, para lançar o "Projeto Crackle Green", uma série de cinco curtas-metragens disponível na plataforma online brasileira da Crackle. Com o objectivo de promover o talento dos estudantes de cinema do Brasil e consciencializar a população sobre o meio ambiente e a sustentabilidade, a Crackle financiou cinco curtas-metragens apresentadas pelos alunos de cinema da UFF. Este é o primeiro passo para uma iniciativa global.
Um comité composto pela equipa de programação da Crackle e figuras internacionalmente reconhecidas da indústria do cinema, tais como o realizador Fernando Meirelles e os actores Alessandra Negrini e Rodrigo Santoro, selecionou os argumentos para as curtas. Segundo o realizador nomeado pela Academia, Fernando Meirelles, “O Projeto Crackle Green é uma oportunidade única para jovens cineastas se envolverem na defesa do ambiente e ajudarem a alterar os mecanismos de produção actuais da indústria cinematográfica.”
O Projeto Crackle Green pretende motivar o público a adoptar uma atitude mais consciente em relação às questões ambientais. As curtas-metragens (três documentários e duas ficções) abordam questões como as práticas do consumo sustentável, a preservação ambiental e o transporte sustentável.
“Crackle assenta numa intersecção entre media, entretenimento e conteúdo original de elevada qualidade. É um prazer ser parceiro da Universidade Federal Fulminense, da iniciativa do Banco Mundial, Connect4Climate, e do Departamento de Sustentabilidade da Sony Pictures Entertainment no lançamento de uma iniciativa de consciencialização ambiental que alia cinema, educação e tecnologia para um bem maior”, afirma José Rivera Font, GM & VP, América Latina Digital Networks da Sony Pictures Television. “Crackle é o meio perfeito para transmitir uma mensagem poderosa através de mais de quinze diferentes plataformas para a audiência brasileira, convidando-os a participar nos nossos esforços e juntos fazermos a diferença”.
“Segundo o nosso presidente, Jim Yong Kim, ‘Nunca acabaremos com a pobreza se não combatermos as alterações climáticas’”, afirma Lucia Grenna, Directora do Programa Connect4Climate. “O Connect4Climate pretende promover uma discussão que conduza à acção na luta contra as alterações climáticas e à criação de um movimento global. Com mais de 180 parceiros em todo o mundo a trabalhar em conjunto para alcançar as mais diversas audiências e resultados tangíveis, o Connect4Climate integra-se perfeitamente nesta iniciativa única. Contamos dar o máximo de visibilidade às curtas-metragens, levando vozes locais a uma audiência global”.
A forte presença da Crackle e as suas aplicações gratuitas facilitam o acesso da população brasileira através de dispositivos móveis, smart TVs e internet pelo site http://www.crackle.com.br As pl.ataformas incluem Google Chrome, Google TV, Sony Bravia TV, Samsung TV, LG TV e os seus dispositivos Blu-Ray, Apple TV, PS3, PS4, XBOX 360, XBOX One, Windows 8, Blackberry, iOS, Android e Kindle Fire.